terça-feira, 6 de março de 2012

Figuras públicas promovem canil intermunicipal e adoção de cães

Diversas figuras públicas marcaram presença no passado sábado, no canil intermunicipal do Entre Douro e Vouga, numa acção de divulgação do canil e campanha de adopção de cães. 

A ação levada a cabo pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em conjunto com a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), contou com a presença de Cristina Vital Melo, Mituxa Jardim, da apresentadora Ana Paula Reis, o fadista Nuno da Câmara Pereira, o estilista João Rolo, a modelo Carla Matadinho, e o escultor Paulo Neves, que foram algumas das personalidades que apadrinharam a campanha.
Os municípios da AMTSM estiveram representados pelos respetivos vereadores, que se uniram em defesa do brilhante trabalho efetuado pela equipa do canil intermunicipal.
Hermínio Loureiro, anfitrião e dinamizador da iniciativa, afirmou que “esta é, sem dúvida, uma aposta ganha dos autarcas do agrupamento de municípios de Entre Douro e Vouga, que em boa hora avançaram para a construção deste moderno e eficaz equipamento”.
O autarca oliveirense enalteceu os dados estatísticos que “têm vindo a subir nos últimos anos”, dando como exemplo o ano de 2011, onde ano foram efetuadas 1389 recolhas e 470 adoções. “Nos primeiros meses de 2012 já vamos em 20 por cento desse valor”, referiu.
Face a estes dados estatísticos, Hermínio Loureiro sublinhou que “a atividade do canil intermunicipal do Entre Douro e Vouga tem ultrapassado as expectativas”.
“Todas as iniciativas que contribuam para sensibilizarmos as pessoas a adoptarem animais domésticos são importantes e devem ser sempre participadas”, afirmou o autarca, no dia que assinala a abertura do equipamento ao sábado com período de adopção, entre as 10h30 e as 13h00.
Quanto à presença das ilustres figuras que estiveram na iniciativa, salienta-se a forma empenhada como todos se entregaram à campanha, sublinhando “a importância do papel que a sociedade tem, relativamente à adoção de animais”, lamentando que “em Portugal se verifica um enorme aumento de abandonos, nomeadamente de cães”.
As figuras presentes apelaram ainda aos cidadãos, que possuam condições para melhorar a qualidade de vida destes “verdadeiros amigos”, que se desloquem ao canil intermunicipal, “adotem um cão e lhes possam proporcionar uma vida com mais dignidade”.

Quatro anos a prestar um enorme serviço

O equipamento – localizado no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro (freguesia de Ossela), em Oliveira de Azeméis – estende-se por uma área de 3.000 metros quadrados, com condições para albergar simultaneamente 100 animais.
O canil, um projecto da responsabilidade da AMTSM, recebeu até final do passado ano 5.086 animais, 1.414 dos quais foram adotados.O canil encontra-se ao serviço dos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, mas tem recebido animais de outros concelhos.
A AMTSM tem desenvolvido também desde a sua inauguração em 27 de Março de 2008 um conjunto de acções, para além da captura dos animais.

Promoção de visitas, campanhas de controlo de cães vadios e de vacinação anti-rábica, são outras das iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projecto.



 http://www.entreaspas.info/destaque/figuras-publicas-promovem-canil-intermunicipal-e-adocao-de-caes/

Sem comentários: