segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dia Mundial da Raiva - 28 de Setembro de 2008



No próximo dia 28 de Setembro comemora-se, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Raiva, subordinado ao tema "Working Together to Make Rabies History!".
Este evento conta com a participação de diversas Organizações Nacionais e Internacionais, das quais se destacam a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a OMS (Organização Mundial de Saúde), o CDC (Centro de Controlo e Prevenção de Doenças), WVA (World Veterinary Association), a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), entre outras.
A campanha do Dia Mundial da Raiva tem como principal objectivo promover a prevenção e controlo desta doença, bem como sensibilizar a população para a sua importância.
Apesar de estar erradicado em Portugal desde 1960, o vírus da Raiva provoca anualmente cerca de 55.000 mortes em todo o Mundo, pelo que em 2007, 74 países aderiram a este evento, promovendo campanhas de vacinação gratuita, organização de conferências, seminários, exposições em museus e visitas a Jardins zoológicos.
Relembra-se que em Portugal, a vacinação contra a raiva é anual e obrigatória para todos os cães. Ao vaciná-lo está a protegê-lo e a si também, ajudando a erradicar esta terrível e mortal doença ainda existente em muitos países.
No sítio do World Rabies Day em http://www.worldrabiesday.org/, pode consultar todas as iniciativas e programas que estão a ser organizados.

A Direcção Geral de Veterinária, em http://www.dgv.min-agricultura.pt/, também elaborou um cartaz, procurndo elucidar qualquer dúvida que exista sobre esta doença mortal.


Quero um cachorrinho


video



Vacine o seu animal



video


Cartaz da Raiva da DGV


(clique na imagem para descarregar em formato pdf)



Sem comentários: